top of page

Manuteção

NÓS DA ALPHAMEDIC POSSUÍMOS
TODOS OS EQUIPAMENTOS E ANALISADORES
para melhor atender nossos clientes.

Conte Conosco para Manutenção preventiva /
corretiva / instalação 

De qualquer equipamento médico, não somente autoclave.

E de grande importância à manutenção dos equipamentos hospitalares, grande parte dos dispositivos possuem alta tecnologia agregada, exigindo uma atenção mais próxima, cuidados periódicos e específicos, os aparelhos funcionando corretamente oferecem segurança em seu manuseio e melhores resultados nos procedimentos.

Economicamente contribuem com as finanças do negócio, pois não precisam ser consertados ou substituídos com frequência.

 

A manutenção dos equipamentos hospitalares é parte de um correto gerenciamento das unidades de saúde, Inclusive, a manutenção é exigida em legislações do Ministério da Saúde e da Anvisa, como a RDC n.º 2/2010.

Manutenção preventiva dos equipamentos hospitalares

A manutenção preventiva pode ser definida como aquela realizada periodicamente, a fim de garantir o melhor desempenho do aparelho.

Nos da Alphamedic oferece um assistência a Manutenção Preventiva, com ações contínuas nesse sentido, assim seu equipamento evita falhas, riscos aos usuários, trocas ou manutenção corretiva constante, proporcionando segurança e economia para o hospital ou clínica.

 

Conforme o manual Equipamentos Médico-Hospitalares e o Gerenciamento da Manutenção, editado pelo Ministério da Saúde, os aparelhos devem ser selecionados se estiverem enquadrados em qualquer dos casos a seguir:

  • Possui partes móveis que necessitam ajuste ou lubrificação

  • Tem filtros que requerem limpeza ou substituição

  • Possui bateria que exige troca ou manutenção periódica

  • Seu uso pode causar dano ao usuário ou operador

  • Precisa ser calibrado constantemente

  • Sua paralisação irá comprometer serviços realizados pelo estabelecimento

  • Manutenção foi pedida pela administração do estabelecimento.

 

A manutenção corretiva evita grandes transtornos a empresa, dependendo do equipamento, sua paralisação e conserto podem gerar grandes impactos no negócio, interrompendo serviços e sacrificando o orçamento.

Capturar.JPG

A manutenção e realizada de acordo com as características do equipamento, frequência de uso dos equipamentos médicos.

 

Confira nossos passos para investigação de falhas, ajuste e manutenção dos equipamentos hospitalares, resultando em um melhor desempenho e qualidade do serviço prestado.

 

1. Inspeção geral do equipamento

Iniciamos fazendo uma vistoria para verificar se o aparelho está em ordem e conservado, estrutural e fisicamente.

O tipo de tecnologia usada seja e atual ou um tanto obsoleta, o equipamento  estar em boas condições de uso.

Fazemos uma inspeção geral do equipamento, sua limpeza interna e seus componentes, prevenindo a exposição de funcionários e pacientes à contaminação após o contato com o dispositivo.

2. Lubrificação de Peças

Alguns equipamentos hospitalares pedem o uso de óleos lubrificantes para que funcionem adequadamente.

Os motores e partes delicadas, como dobradiças e articulações apropriadas, e podem precisar de lubrificantes com mais frequência.

A Alpha Medic elaborar uma rotina de manutenção preventiva, garantindo o ótimo funcionamento do seu equipamento e aumentando a sua vida útil, nossa equipe técnica especializada considerar especificidade do equipamento, usando produtos corretos de alta qualidade para evitar que seu aparelho sofra corrosão e desgaste precoce de peças.

Essas informações de manutenção preventiva costumam estar no manual do fabricante.

3. Teste para verificar o desempenho

Serve para checar se o equipamento está funcionando corretamente segundo os padrões mínimos de desempenho e segurança.

Cada tipo de aparelho tem o seu teste específico, de acordo com sua marca e seu modelo de fabricação, e deve ser realizado por profissionais capacitados tecnicamente.

Fazemos teste para que o desempenho seja satisfatório, verificando se o dispositivo recebeu a lubrificação, limpeza e calibração necessárias.

Calibrar implica em avaliar o desempenho do equipamento, comparando dados do equipamento com valores gerados por uma unidade de medição padrão.

 

4. Teste para verificar a parte elétrica

 

As tecnologias utilizadas em hospitais funcionam com o suporte de uma corrente elétrica.

Portanto, é útil testar se o processo está ocorrendo corretamente, sem a algum riscos para o manuseio do equipamento.

Assim como o teste de desempenho do aparelho, a verificação da parte elétrica deve ser conduzida por profissionais habilitados e capacitados, em um ambiente controlado.

Vale lembrar que os procedimentos dependem das características do aparelho em questão.

Testamos a descarga interna de energia e tempo de carga máxima são alguns itens testados em desfibriladores, por exemplo.

5. Troca de peças que estejam com a vida útil vencida

As baterias, os filtros e outros acessórios costumam pedir trocas periódicas que, quando não realizadas, e vencidas, prejudicam o funcionamento dos aparelhos hospitalares.

Verifique se o equipamento tem alguma peça que já ultrapassou a vida útil garantida pelo fabricante, ou seja, que já deveria ter sido substituída e descartada.

A substituição de acessórios danificados ou obsoletos aumenta a eficiência do dispositivo, potencializando a entrega de resultados melhores, aumentando o desempenho e a vida útil do aparelho.

Economicamente no médio e longo prazo, a troca de peças vai diminuir despesas com manutenções corretivas e facilitar o trabalho dos profissionais do estabelecimento de saúde.

 

6. Registre as atividades e ações feitas no equipamento médico hospitalar

 

A legislação brasileira é rígida quanto ao rastreamento dos equipamentos hospitalares, exigindo toda documentação de cada procedimento realizado, desde a fabricação até o descarte, incluindo medidas de manutenção preventiva e corretiva.

Nos da Alpha Medic trabalhamos com diversos equipamentos que apresentam diversas tecnologias e seguemos os padrões de segurança.

bottom of page